Google+ Followers

quinta-feira, 31 de março de 2016


A Importâcia dos Microprocessadores

 

Prezados amigos, falar sobre a importância dos Microprocessadores, constitui um dos momentos mais nobres momentos da historia da eletrônica.
Para as pessoas com um pouco mais de idades e que gostam de eletrônica, podemo nos orgulhar em poder presenciar no decorrer das últimas décadas, a grande transformação que foi sair das válvulas e passar para os microprocessadores.
Com o desaparecimento das válvulas, grandes empresas procuraram desenvolver um trabalho grandioso, com o objetivo de criar novos e eficazes componentes, que pudessem arrebatar o obsoletos mercado daquela época.
Após um breve espaço de tempo “o sonho se tornou realidade”. As empresas de porte desenvolveram toda uma infraestrutura, buscando no exterior, um nova tecnologia, o que possibilitou produzir novos materiais.
Esses componentes começaram a ser empregados em grades escala pela eletrônica e seus vários setores de atividades; liderando completamente a tecnologia dos anos 50/60.
O processo de evolução obedeceu a seguinte ordem:
1-Válvula;
2-Transistor;
3-Circuito Integrado(vários transistores em uma única pastilha).

Assim, quanto maior for o numero de transistores contidos numa única pastilha, sera maior sua capacidade de desempenho.
Dizemos que um circuito integrado é de baixa, média ou alta densidade; quando a quantidade de transistores que o compõem é baixa, média ou alta, respectivamente.
Circuito integrado de altíssima densidade de (cerca de 25.000 transistores) são chamados de Microprocessadores.
Ora, se transistores e circuito integrado revolucionaram o século passado, imaginem a potência e versatilidade com que os microprocessadores estão surpreendendo o mercado atual e futuro!
Agora, que vocês estão totalmente convencidos da importância potencial dos microprocessadores; que tal aproveitarem a oportunidade que a eletrônica digital nos proporciona e montar mini circuitos, incrivelmente fáceis e práticos, o que não nos permita a eletrônica convencional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário